segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Projeto de Aprendizagem

Queridos alunos! Estamos propondo uma nova maneira de trabalhar, para isso precisamos do empenho e dedicação de vocês.
Analise os temas abaixo e escolha com o grupo o que mais chamou atenção.
Trabalhe em grupo e tente chegar num acordo, caso contrário, se preferir, realize seu projeto individualmente.

- COPA DO MUNDO 2014
- OLIMPÍADAS
- MEIO AMBIENTE
- VALORES MORAIS
- CALL CENTER (AUTOATENDIMENTO)
- UNIVERSO
- REDES SOCIAIS
- ESTILO MUSICAL
- MAQUIAGEM
- ARTES MARCIAIS
- ROBÓTICA
- NANOTECNOLOGIA
- ORIGEM DO HOMEM
- ALIMENTAÇÃO
Após a escolha do tema, analise com o grupo o que você gostaria de saber ou aprofundar sobre o assunto e a partir disso elabore uma questão. Esta pergunta será respondida ou aprofundada durante o desenvovilmento do projeto.
Próximo passo: 
1º) Liste tudo que você já sabe sobre a questão levantada, estas serão suas certezas provisórias.
2º) Liste tudo o que é necessário saber, buscar, aprofundar para poder chegar à resposta, estas serão suas dúvidas temporárias.
Atenção: para fazer estas listas você não deve utilizar nenhuma fonte de pesquisa, somente seu conhecimento sobre o assunto.


segunda-feira, 24 de outubro de 2011

ATIVIDADES DE PORTUGUÊS

EXERCITANDO A PONTUAÇÃO

Este exercício tem o objetivo é demonstrar aos alunos que uma vírgula, um ponto de interrogação ou um ponto final, corretamente empregados, podem, sim, fazer toda a diferença. Lembre-se: a pontuação é muito importante na clareza , entendimento  no desenvolvimento de um texto. 
Desenvolvimento:
1. formar grupos de cinco componentes.
2. LEIA O TEXTO A SEGUIR E FAÇA O QUE SE PEDE.

O Mistério da Herança 
Um homem rico estava muito mal, agonizando. Dono de uma grande fortuna, não teve tempo de fazer o seu testamento. Lembrou, nos momentos finais, que precisava fazer isso. Pediu, então,  papel e caneta. Só que, com a ansiedade em que estava para deixar tudo resolvido, acabou complicando ainda mais a situação, pois deixou um testamento sem nenhuma pontuação. Escreveu assim:

 'Deixo meus bens a minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do padeiro nada dou aos pobres.'

 Morreu, antes de fazer a pontuação. 

A quem deixava ele a fortuna? Eram quatro concorrentes. O objetivo deste exercício é que cada um dos grupos traga a fortuna para o seu lado. Ou seja, a partir de agora, cada um dos grupos agirá como se fossem os advogados dos herdeiros. O grupo 1 representará o sobrinho. O grupo 2 representará a irmã. O grupo 3 deverá fazer com que o padeiro herde a riqueza. E, finalmente, o grupo 4 deverá será responsável para a riqueza do falecido chegar apenas às mãos dos pobres.  

Ao final do exercício, o professor divulgará como deveria ficar cada um dos textos.  

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Relato da segunda atividade

   Na aula do dia 06 de setembro, realizamos a pesquisa sobre o Bullying e Ciberbullying com sucesso, uma vez que a internet não apresentou problemas.
   Fizemos a busca de mensagens e letras de musicas que transmitem valores positivos.
   Compartilhamos as frases e reflexões com os colegas e conversamos sobre o tema.




                                                                                                               Turma 82

Relato da primeira atividade

" Nós não devemos deixar que as incapacidades das pessoas nos impossibilitem de reconhecer as suas habilidades"
                                                                                       (Hallahan e Kauffman - 1994)


   Primeira atividade do Projeto Viver e Conviver Bem foi dificil de desenvolver em função da Internet estar muito lenta, pois todas as turmas estavam utilizando.
   Foi feito um texto com base nos conhecimentos sobre Bullying e Ciberbullying que os alunos já tinham.
   As demais atividades foram concluídas na aula seguinte, junto com as atividades propostas para a aula do dia 06 de setembro.
    





Turma 82